2007-12-10

Happy Chanukah!

Aqui estão algumas fotos do nosso jantar de Chanukah, que é o "Natal" dos judeus. Chanukah na realidade são 8 dias de festa e em cada dia acende-se uma vela nova na Menorah (castiçal). Em cada dia dá-se prendas às crianças e joga-se dreidel (este dado especial que aparece nas fotos). Com o Diogo a ir para o JCC, obviamente ficámos a saber muito sobre a cultura judia. :)

"Oh dreidel dreidel dreidel
I made it out of clay
and when it's dry and ready
a dreidel I will play"

(tenho de perguntar ao Diogo o resto da letra)
:))

2007-12-06

Pedalar em -10c

Pergunta: Como é que se anda de bicicleta com -10c graus?
Resposta: Primeiro limpa-se a neve do selin, depois parte-se as estalactites que vão do selin até à roda, depois bate-se com o cadeado contra a bicicleta para partir o gelo que congelou o cadeado, depois bate-se com as rodas contra o chão para partir o gelo da neve que derretou e re-congelou à volta dos pneus. Depois é só enterrar o nariz na gola do casaco e pedalar. Mas pedalar na neve que está em cima do passeio é como andar em dois centimetros de areia sobre uma camada de gelo. Divertido!

2007-12-03

Let it snow, let it snow, let it snow!!

Hoje nevou imenso pela 1ª vez desde que cá estamos. Só ainda tinha nevado uma vez e foi muito pouco. Hoje deu para matar saudades de Madison. :)))
Eu tinha o carro estacionado na rua e o Diogo adorou andar na rua com a neve a cair (estava tão contente!!). O Hugo foi no carrinho, debaixo de varios cobertores mas mesmo assim apanhou neve nas mãos.

Posted by Picasa

2007-11-16

Dormir no sofá

Ontem dormi na minha cama pela primeira vez em duas semanas. Não, a Ana não me colocou de castigo! Estamos a tentar que o Hugo não mame durante a noite e que durma a noite toda. Claro, ele não concorda com o plano. Como a Ana já estava cansada de acordar de 10 em 10 minutos para dar de mamar e como já lá vão 10 meses, achamos que era altura de a Ana começar a dormir. (Caso contrário teriamos Anzilla!)

Assim, ela dorme no quarto do Diogo, a três portas fechadas de distância do choro do Hugo. Eu durmo (tento!) no sofá da sala, a uma porta de distância. De duas em duas horas ele acorda, chora uns minutos e adormece. Eu vou lá ver se está tudo bem, sem ele me ver, ou depois de ele adormecer. Com o passar dos dias, o intervalo entre choros está a aumentar. Agora dorme das 20h às 6h com apenas um ou dois pequenos resmungares. O suficiente para uma noite de cama!

Leite em pó que ele não bebe: $10. Chupeta que ele não usa: $2.
Dormir 4 horas seguidas na minha própria cama: priceless!

Beijos e abraços,
pedro

First day of snow!!!

Tarda mas não falha! A neve chegou! :) Depois de 5 anos de Wisconsin, agora é a vez de experimentar a neve da Pennsylvania! Deu para matar saudades (quem diria, saudades de neve!) mas foi neve tenrinha. Eu ainda saí de manhã armado com o limpa-neves para limpar a neve do carro, mas não havia quase nada para limpar. Antes assim! :)

O Diogo, todo feliz, foi o primeiro a ver a neve! Olhem para este sorriso!
Beijos e abraços,
Pedro

PS: My first post!

2007-11-10

Home made toys

Aqui estão alguns dos nossos brinquedos que são amigos do ambiente e que puxam pela imaginação. O Diogo adora!!

Um tupperware com uma fita a tira-colo faz tanto barulho como um tambor a sério. :)

Esta round-house para os comboios até tem relogio para os comboios nao se atrasarem. E foi o Diogo que pintou os carris!
E é seguro para o Hugo.
As "carruagens" abrem e levam muitas coisas lá dentro: animais, comboios, carros... até maçãs levam!! :)

E um monstro que come dinossauros que voam. O Diogo adora este monstro (e o dinossauro que está preso na boca dele) e já brincou imensas horas com ele. :))

2007-11-08

Bundle up!!

Começou o frio e parece que é para ficar. Já nevou (só um bocadinho) e de manhã estão quase sempre graus negativos. Cada vez vai ficar pior (mais e mais frio) e é engraçado ver como as pessoas adoram este tempo (eu nao!!).

Rui Pedro

Um dia destes ao telefone o Rui Pedro perguntou-me: "O que é que vocês fazem aí?".
Não é muito fácil responder a esta pergunta porque aqui fazemos muitas coisas. Sabemos que estamos aqui temporariamente então todos os fins de semana vamos a sítios diferentes, vamos explorar a cidade e normalmente vamos à aventura, sem planos muito definidos. Já fomos a vários parques, já fomos a downtown, já fomos ver exposições de arte... Apesar de Pittsburgh ser uma cidade muito grande, já não falta muito para ver. Também já conhecemos muitas pessoas e fizemos jantares com portugueses e pessoas locais. Até já tivemos um amigo da California a visitar-nos. Isto ao fim de semana porque durante a semana tentamos manter uma rotina. O Diogo vai para o infantário das 9am até às 3pm. Durante essas horas, eu e o Hugo fazemos algumas actividades, dependendo do dia da semana: 2as feiras vamos à biblioteca entregar livros e trazer livros novos para a semana, 3as feiras o Hugo tem aula de música, 4as feiras vamos nadar, 5as feiras voltamos à biblioteca para a hora da historia para bebes (que é só cantar e dançar e fazer alguma ginástica) e às 6as feiras não temos nada planeado. Todos os dias saimos de casa por volta das 9am e regressamos por volta das 5pm. Depois de ir buscar o Diogo e antes de ir para casa (entre as 3pm e as 5pm) fazemos alguma actividade os três. Ou ficamos na Family Room a brincar, ou vamos para a mesa dos comboios na biblioteca ou às vezes só a algum sítio lanchar. Agora que o frio já aperta, o mais normal é ficarmos pela Family Room lá no infantário do Diogo.

Para jantar, eu faço sempre comida portuguesa (um caril ou outro de vez enquando para variar) mas o Diogo no infantário come coisas muito diferentes: Tacos, Ravioli, Chicken Nuggets, Brown Rice, Noodles, Applesauce, Ziti, Potato Pancakes, Cottage Cheese, Salada Israelita,Teriyaki Chicken, Pretzels, Corn Cakes, Hummus, String Cheese... Eu sei porque recebemos todas as semanas o menu (se fosse eu, passava fome mas acho que o Diogo se tem safado bem).

Muita gente que conhecemos aqui não é de cá. Todos os dias falo com pessoas que vieram da Itália, do Irão, da Rússia, da Turquia, do Perú, da China, do Japão, de Israel... e também com pessoas que são daqui mesmo de Pittsburgh. E de falar com todas estas pessoas, vamos sempre aprendendo alguma coisa nova sobre o país, sobre a cultura, sobre a comida, sobre tanta coisa.

E acho que isso é a coisa mais importante que estamos a fazer aqui: aprender. Aprendemos tanto a tantos níveis diferentes que nós próprios mudamos a nossa maneira de ser e de ver o mundo.

E com isto espero ter saciado a curiosidade do Rui Pedro. Se ficaram perguntas no ar, em Dezembro aí estaremos com tempo e com fotos para mostrar.

Beijinhos para todos. Estamos cheios de saudades vossas!!!

2007-11-06

Fall Leaves

No infantario do Diogo, o tema dos transportes já acabou e esta semana é sobre o Outono e folhas a cair das árvores. Quando recebi o plano para a semana pensei "Ok, uma semana fácil..." É que depois do embaraço da ovelha, do pato e do galo no balão de ar quente, não quero dar mais barraca. Eu cheguei a contar essa historia às professoras e elas fartaram-se de rir e disseram que me iam por a par do que iam ensinando aos miudos. Hoje, quando cheguei lá a Leslie disse-me que esta semana estavam a ensinar-lhes sobre o Outuno e as folhas a cair e eu disse-lhe toda contente que já sabia porque já tinha lido o plano para a semana. Mas só por curiosidade perguntei-lhe sobre que é que falavam e ela muito naturalmente respondeu "falamos sobre a clorofila e a fotossintese e que a clorofila é que dá a cor verde às folhas blablabla". Fiquei de boca aberta... mais uma vez!!

2007-11-04

Carnegie Science Center

Este domingo fomos visitar o Carnegie Science Museum. Para as crianças é mesmo demais. Não só é didactico como tambem super divertido. O andar de cima e' um playground enorme com muita água e onde dá para sair de lá molhadinho dos pés à cabeça. Nós já sabíamos e por isso o Diogo levou galochas. :))

Dentro do science museum também havia um planetario e fomos os quatro ver a projeccao. Era sobre uma viagem a Marte. Com 9 meses, o Hugo já atravessou um oceano, já andou de comboio, barco, avião, autocarro, já viu lamas e rinocerontes, ursos polares e camelos, é habitué na biblioteca de Carnegie Mellon, já viu quadros originais do Andy Warhol e até já foi a um planetario!! Realmente a vida agora acontece muito mais depressa...

Logo que chegámos o Diogo encontrou um amigo do infantário, o Spencer.

E no fim da visita, passámos pela loja do museu e comprámos uma bola sensorial para o Hugo um "sistema solar" muito pequenino que brilha no escuro para o Diogo. Quando chegámos a casa montámos o "sistema solar" no quarto do Diogo... na ventoinha do tecto. Quando ligamos a ventoinha fica espectacular, principalmente se o quarto estiver escuro. Até o Hugo adorou porque vê as bolinhas a girar, girar, girar... :))

2007-11-02

Shiva

Este fim de semana o Shiva (ex-colega na Cisco) apanhou um avião e veio-nos cá visitar. Andámos a mostrar-lhe Pittsburgh, fomos ao Station Square (que infelizmente tinha tudo fechado), andámos no incline, fomos ver o point e o jacto de água que agora está cor-de-rosa, fomos ao Any Warhol museum e andámos por downtown (Business e Cultural Districts). Andámos imenso a pé e felizmente o tempo estava excelente.
Ele chegou na 6a feira e na 5a estavamos os 3 doentes: eu, o Diogo e o Hugo (o Diogo até teve de faltar à escola). Ainda não sei como consegui fazer tudo mas na 6a feira até às 5pm que era a hora do Shiva chegar, eu arrumei a casa, limpei a cozinha e a casa de banho, fiz uma lasanha (de raiz), fiz frango no forno, arroz e para sobremesa tiramisu (também de raiz). E ainda fui buscar o Diogo ao infantário às 3pm. Não foi nada fácil mas felizmente lá consegui fazer tudo. O Pedro quando chegou a casa nem queria acreditar... :))

2007-11-01

Trick or Treat!!

Pela 1ª vez fizemos Trick or Treat a sério - de casa em casa, de quarteirão em quarteirão. Primeiro fomos para a casa da Rebecca e no fim de jantar começámos a aventura. O Pedro e o Hugo não foram porque o Hugo estava doente e não queriamos que apanhasse frio.

Algumas casas estavam completamente decoradas com esqueletos (tamanho real), teias de aranha por todo o lado e baús, etc. etc. Algumas até tinham música de Halloween (sons arrepiantes!!) à porta de casa. O Diogo era um cavaleiro destemido mas em algumas casas ele ficava para trás a ver no que aquilo ia dar. Depois quando via uma senhora simpática a abrir a porta, então já perdia o medo. Era muito escuro e andavamos com lanternas na rua. Nem valia a pena tirar fotos por causa da escuridão mas eu tirei algumas só para recordar.

O Sam e o Brian eram tigres e o Diogo era um cavaleiro. Chegaram a casa carregadinhos de guloseimas.

2007-10-31

Can turtles read??

'As segundas feiras e' dia de trazer livros novos da biblioteca e por acaso o Diogo estava vestido de tartaruga (é o fato do Hugo para o Halloween mas ele gosta dos 2 fatos por isso vai alternando entre tartaruga e cavaleiro). Quando eu olhei para ele nao resisti e fui a correr buscar a maquina fotografica. :))

2007-10-28

Halloween Preview

Aqui vai um preview do que eles vao vestir no Halloween. O Diogo e' um cavaleiro (o que ele queria mesmo era a espada) e o Hugo e' uma tartaruga. Compramos o tamanho maior da tartaruga porque assim tambem da' para o Diogo. :)
Estas fotos foram tiradas no mini-Carnival, uma festinha que fizeram para os profs de Carnegie Mellon. Enjoy!! :)